As notícias dos últimos dias em relação à evolução da contaminação do Covid-19 (coronavírus) no Brasil pegou a todos desprevenidos e, muito rapidamente, está limitando as interações presenciais. Agora mais do que nunca, devemos seguir as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde para conter a disseminação do vírus e proteger a vida. Entretanto, o jogo precisa seguir.
Desta forma, é necessário que as empresas façam uma avaliação da infraestrutura de TI que possuem e avaliem como ferramentas tecnológicas podem ajudar a viabilizar a continuidade do negócio, principalmente diante do trabalho remoto.
Comunicação unificada mesmo a distância
Contar com soluções tecnológicas eficientes que suportem a comunicação à distância com equipe, parceiros e clientes faz toda a diferença neste momento. O funcionário que está trabalhando de casa deve ter fácil acesso para participar de reuniões, acompanhar apresentações e trocar mensagens instantâneas.
Assim, investir em soluções unificadas de comunicação, que disponibilizem acesso seguro para interações e troca de documentos por meio de acesso remoto é uma boa aposta.
As companhias que contam com um modelo estruturado e seguro para possibilitar o trabalho remoto registram importantes ganhos na operação como redução de custos operacionais e o aumento da produtividade da equipe, além de superar a distância física entre os colaboradores.
No caso dos contact centers, por exemplo, investir em sistemas que possibilitem atendimento eficaz, seguro e controlado pela empresa é primordial, principalmente no caso de pontos de atendimentos (PAs) remotos.
Para continuar funcionando perfeitamente, os call centers precisam contar com soluções que permitam o acesso remoto dos agentes e o bom funcionamento dos canais digitais, como e-mail, WhatsApp, chatbot, redes sociais, URAs que utilizam inteligência artificial, assistentes virtuais é primordial. Apenas com o uso da ferramenta certa será possível manter a eficiência e gerenciar os resultados.
Gestão remota e eficiente da equipe
Além disso, neste momento em que praticamente a totalidade dos funcionários está trabalhando em home office, torna-se necessário ter ferramentas eficientes para garantir uma boa gestão e a alta produtividade.
Garantir o acesso remoto dos colaboradores é o primeiro passo. Novos processos são necessários para não apenas controlar a produtividade, mas principalmente conseguir definir qual é a produtividade almejada nessa nova dinâmica de teletrabalho.
Dentro desses processos, novas métricas e indicadores de performance precisam ser estipulados para definir produtividade, possibilitando estabelecer parâmetros e diretrizes. Uma vez implementados e monitorados, é possível fazer a devida comparação entre equipes, funções e atividades. Podendo assim mensurar se os padrões de produtividade almejados estão sendo atingidos.
Temos como grande aliada nessa empreitada a tecnologia. Ferramentas inovadoras permitem que os gestores estejam constantemente munidos de informações importantes para ajudar na tomada de decisões e controle das atividades da empresa.
O uso estratégico dessas ferramentas permite gerar métricas para análise e gestão dos colaboradores em teletrabalho de maneira fluida e integrada. Permitindo o gestor entender o comportamento desses colaboradores e orientar a conduta necessária para que a empresa estabeleça um padrão de qualidade em sua operação distribuída.
De toda crise temos que tirar uma lição e, sob o olhar profissional, gostaria de provocar uma reflexão sobre a aplicação da mobilidade corporativa e planejamento da infra de TI. Por mais que algumas atividades exijam a presença física do profissional, cada vez mais, a tendência é que aumente a adesão ao home office.
Esta é, inclusive, uma excelente oportunidade para as empresas repensarem seu modelo de trabalho e a forma como vão se relacionar com os funcionários daqui para frente. Quando você passa a ter uma operação pronta para o trabalho remoto, consegue ter um ambiente transparente e uma gestão mais assertiva. Além do que é possível reduzir custos significativamente.
Não sabemos qual será o impacto desta crise, mas com certeza o ambiente de trabalho não será mais o mesmo. E sua empresa está preparada para a nova era? Pense nisso e aproveite este momento de revisão de valores para tomar a decisão certa para o seu negócio.
Fonte: CIO