Como o processo de transformação digital, com o uso de inteligência artificial e serviços online estão mudando diversos setores da indústria
“Time que está ganhando não se mexe”. Essa sempre foi a premissa do segmento de seguros, um dos mais tradicionais da economia brasileira até 2020. Porém, no ano passado, tudo mudou. Por conta da pandemia da Covid-19, as empresas desse setor viram suas receitas caírem e precisarem se reinventar para superar a fase turbulenta. Para isso, iniciaram ou aceleraram o processo de transformação digital.
Segundo o estudo World InsurTech Report 2020, divulgado pela Capgemini e Efma, com a crise na saúde as companhias de seguro sentiram a necessidade de entregar uma experiência superior ao cliente (94%), oferecer processos à prova de crise (90%), dar respostas em tempo real (87%), além de ser um parceiro atencioso (86%) e disponibilizar seguro como “utilities” (70%).
Para tanto, ainda segundo a pesquisa, 38% delas implementaram APIs abertas. Além disso, elas passaram a estabelecer fluxos automatizados e ajustaram seus produtos para atender a nova realidade social e a necessidade de ficar em casa para evitar o contágio pela nova doença.
Fonte: CQCS