Alguns produtos podem servir como um radar que aponta para as maiores possibilidades de sucesso na prospecção de novos negócios pelos corretores de seguros. Após um ano de pandemia, a população passou a enxergar a importância do seguro e quais necessidades afloraram com maior intensidade. Diante disso, quais produtos podem ser mais rentáveis para o corretor?
Para Leonardo Freitas, diretor de organização e vendas, houve aumento da consciência das pessoas em relação à gestão de riscos e ao planejamento para o futuro. “Percebemos novas oportunidades para a oferta de produtos diversificados, tais como saúde, vida, previdência, bens patrimoniais e seguro residencial”, contou.
Entretanto, o diretor apontou o seguro residencial como uma boa aposta para o Corretor. O produto cada vez mais tem sido visto como uma prioridade para o consumidor, com o crescimento do trabalho remoto, interligando o ambiente de trabalho e a residência. “Percebemos que há regiões em que o seguro residencial tem espaço para avançar, e atuar neste nicho também é uma forma de aumentar as vendas. O Nordeste, por exemplo, é uma região com grande potencial de expansão para o mercado de seguro residencial, vide que o índice de penetração ainda é muito baixo (4,3%), quando comparado às regiões Sul (26,8%) e Sudeste (21%)”, revelou Leonardo.
Para Hamilton Sobrinho, diretor do Canal Corretor da MAPFRE, o seguro para micro, pequenas e médias empresas no Brasil se destaca como uma excelente oportunidade aos corretores. O diretor identificou que a falta de conhecimento sobre os produtos oferecidos pelo mercado segurador e os baixos níveis de entendimento da sua relevância para a continuidade dos negócios em caso de eventualidades, são razões que reduzem os índices de contratações de proteções pelas PMEs.
“Devido a importância que o produto obteve durante a pandemia, principalmente, para o comércio e serviços, e seu crescimento registrado em diversas regiões do País, essa modalidade se sobressai”, afimou Hamilton.
Já Fernando Grossi, Diretor Executivo Comercial e de Marketing da Sompo Seguros, contou que é difícil citar um único produto, quando enxerga oportunidades em vários segmentos. Entretanto, para Grossi, ramos como Automóvel, Vida, Empresarial e Residencial são nichos que merecem ainda mais atenção do Corretor.
Por fim, o diretor enfatizou a importância do Corretor ampliar sua carteira e comercializar mais produtos. “A diversificação da carteira pelos corretores de seguros é algo que vimos defendendo já há um bom tempo. Não é por menos que já promovemos encontros por todo o Brasil para tratar desse assunto. Há casos em que os corretores conseguem multiplicar significativamente seus ganhos. E isso não é mágica”, concluiu Grossi.
Fonte: CQCS