Todos os dias, a Justiça Brasileira recebe 100 novos processos sobre erros médicos. No estado de São Paulo, essas ações cresceram 40% no ano passado, em comparação com 2020. Para essas situações, os profissionais do ramo de saúde podem contar com o seguro de Responsabilidade Civil profissional, como o que é oferecido pela Excelsior Seguros, especialista neste tipo de produto, o que pode representar uma grande oportunidade de negócio para os Corretores de Seguros.
O produto pode ser utilizado por um médico caso uma ação judicial de danos por erros e omissões for movida contra o profissional. “Certamente, um erro poderá colocar o patrimônio ou uma empresa em risco, em virtude de gastos com defesa em ações judiciais. Além do que há o prejuízo à imagem do profissional”, explicou Gerlane Lopes, Head de Responsabilidade Civil Profissional da seguradora.
Na Excelsior o profissional encontrará cobertura para diversas especialidades, como honorários advocatícios (sujeito ao limite ); cobertura para chefe de equipe / preceptor; assistência jurídica especializada – destaque para essa cobertura; extensão de cobertura à pessoa jurídica; cobertura básica de reclamações com notificação.
De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) houve um aumento de 23% dos processos relacionados a erro médico no país entre os anos de 2018 e 2020. Em 2020 foram ajuizados 36.619 processos nos tribunais, sendo que 31.039 em 2019 e 23.869 no ano anterior. Sendo assim, o cenário se apresenta como favorável para os Corretores de Seguros projetarem negócios.
“Esse é um nicho que apresenta excelentes oportunidades para serem exploradas. Hoje é uma área com pouca concorrência. Dependendo da especialidade, os médicos ficam mais expostos a mais riscos e, consequentemente, o custo do seguro é maior. Os médicos são profissionais que estão sujeitos a gastar mais para se defender em uma ação judicial, mostrando que o investimento no seguro é, infinitamente, mais baixo que o risco que ele enfrenta diariamente. Na profissão deles é fundamental esse seguro”, pontuou Gerlane.
Para os próximos anos, as projeções são animadoras. Os seguros de Responsabilidade Civil cresceram, entre 2015 e 2020, 175%, contabilizando R$2,6 bilhões de prêmio em 2020. Contudo, apenas o mercado de Responsabilidade Civil Profissional conseguiu um aumento de 11% em 2021. “Além disso, apenas 19% dos médicos do Brasil possuíam seguro de Responsabilidade Profissional. Desse modo, existe uma fatia significativa a ser conquistada, pois em 2021 atingimos a marca de mais de meio milhão de médicos no país, sabendo-se que a maioria ainda não tem seguro de RCP”, finalizou.
Fonte: CQCS