No último dia 20, a Susep divulgou o relatório Síntese Mensal, com dados do setor de seguros referentes ao mês de abril de 2022. Os números são positivos, principalmente após um ano tão preocupante como foi 2021. Em abril, o setor arrecadou R$ 108,4 bilhões, o que representa um crescimento de 16,6% em relação ao mesmo período no ano passado. Como diversos especialistas alertaram, o setor de seguros de pessoas teve um crescimento expressivo, especialmente o seguro de vida. Somente no primeiro quadrimestre do ano, este produto atingiu o montante de R$ 8,28 bilhões.
Uma recente edição da “Conjuntura CNseg” (nº 68), animou bastante os profissionais do mercado segurador após apresentar tendências otimistas sobre o setor para este ano. As projeções feitas pela instituição indicam que o segmento segurador pode crescer mais de 10% em 2022, quando comparado com 2021, sem contar com DPVAT e saúde.
Olhando para o futuro, podemos cravar que o mercado de seguros está vivendo uma década decisiva. As previsões para os próximos anos são debatidas por diversos profissionais do ramo, com análise de resultados e verificação de empresas. De acordo com relatório recente feito pela Allianz Trade, empresa global especializada em seguro de crédito, o setor deve crescer 4,8% nos próximos 10 anos, o que corresponde a um aumento de receita de 67%
Continuando no cenário mundial, a expectativa para as seguradoras ao redor do planeta está alta. Principalmente por que após o período mais crítico da pandemia, apenas em 2021, as seguradoras em todo o mundo arrecadaram cerca de 4,2 trilhões de euros, 5,1% a mais que em 2020. Os principais fatores que levaram a este desempenho foram a conscientização de riscos e a expansão de novos mercados, de acordo com os especialistas da Allianz Trade.
No Insurtech Brasil 2022 durante a apresentação “O impacto dos canais digitais na evolução do mercado segurador”, executivos da Porto discorreram sobre os meios de distribuição online. Segundo Felipe Milagres, diretor de Atendimento ao Cliente, o principal desafio digital para o setor segurador nos próximos anos é de gerar engajamento. O profissional ainda ressaltou o fato de que inúmeras companhias focaram no canal de distribuição durante a pandemia, mas chegou o momento em que estas empresas devem trabalhar a personalização desses canais.
Ele ainda falou sobre a importância para o cliente do atendimento personalizado mesmo quando misturado com a tecnologia. “Na Porto, implementamos o WhatsApp com atendimento humano e fomos construindo o bot aos poucos. Toda essa estratégia combina a expectativa do cliente, que busca uma resolução, com qual canal é o ideal para cada tipo de problema. A capilaridade de canais é importante e precisamos respeitar a decisão do cliente”.