Painel de Inteligência do Mercado Segurador – Painel Susep – é uma iniciativa importante para manter a transparência do mercado e permitir que a informação chegue a profissionais e consumidores de maneira fácil e interativa
Para que a experiência de consultar os dados relativos ao desempenho do setor aconteça de forma ainda mais dinâmica, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou o Painel de Inteligência do Mercado Segurador – Painel Susep.
Os dados do Painel são extraídos do Sistema de Estatísticas da Susep (SES), o banco de dados alimentado toda segunda-feira com base nos Formulários de Informações Periódicas (FIP), enviados à Susep pelas companhias do setor. É também uma versão online e otimizada do Síntese Mensal, documento produzido pela Susep com base nos dados encaminhados pelas empresas supervisionadas à Autarquia que é bastante aguardado pelo mercado, pois serve de orientação sobre os caminhos do setor.
O “Painel de Inteligência do Mercado de Seguros” pode ser acessado no link. Tendo a interatividade como uma das principais características, o Painel apresenta gráficos dinâmicos e parametrizáveis, gerados a partir de filtros aplicados pelo próprio usuário. O sistema possibilita a consulta de uma série de informações sobre evolução de prêmios, sinistros, contribuições, resgates e sinistralidade ao longo do tempo, podendo segregar os dados por empresa, ramo ou linha de negócio e por Unidade Federativa, além de comparar empresas ou grupos de empresas com o mercado e conhecer as principais provisões e cessões de resseguro.
De acordo com Valeria Chaves, diretora do DEATI (Departamento de Administração e Tecnologia da Informação), sua equipe desenvolveu um grande dashboard com todas as informações relevantes para o mercado, que são disponibilizadas na internet, para acesso facilitado de profissionais do setor e consumidores finais de seguros. “Esses dados beneficiam diversos públicos. De livre acesso, o Painel da Susep pode ser consultado por qualquer pessoa, inclusive consumidores de seguros e jornalistas, facilitando o entendimento sobre a atuação e a participação das empresas, bem como o desenvolvimento do setor”, afirma. “Com informações atualizadas semanalmente, os usuários podem descobrir, por exemplo, quais os tipos de seguros estão crescendo naquele momento e quais segmentos estão oferecendo as melhores oportunidades”, explica.
Informações para diversos públicos
Seguradoras: aquelas que não dispõem desse tipo de tecnologia podem obter os dados sem necessidade de investimento para tomada de decisões.
Corretoras de seguros: conseguem apoio na tomada de decisão, para que possam escolher em qual linha vão atuar dentro do mercado segurador e com quais seguradoras parceiras.
Jornalistas: realizam de maneira independente e otimizada a localização de dados que são importante base para reportagens e comprovação de argumentos.
Consumidores finais: têm informações relevantes sobre o setor de seguros, que ajudam a construir uma relação de transparência, proporcionando tranquilidade para a compra dos produtos e serviços.
Fonte: Seguro Nova Digital