A Susep vai alterar regras para franquias no Seguro Auto. Com as alterações, em caso de perda total, os segurados podem não receber indenização integral. A situação foi noticiada pelo CQCS, em matéria publicada no último dia 29/06. No entanto, o Corretor de Seguros precisa estar atento, uma vez que seu papel como consultor será ainda mais necessário para alertar seu cliente.
De acordo com o consultor Sérgio Ricardo, as novas opções de franquias vão ser oferecidas e os Corretores de Seguros vão precisar ter o cuidado de explicar detalhadamente aos consumidores de seguros o que isso significa. Além do mais, ele pontuou que essa mudança pode significar mais possibilidades ao consumidor. “Hoje, se você vai contratar o seguro de automóvel, tem lá três ou quatro opções dentro de uma seguradora. Você passará a ter outras oportunidades a partir do momento em que você tem a possibilidade de escolher ter franquia em casos de perda total por roubo ou incêndio. É uma situação diferente do que o mercado está acostumado. Você cria mais opções, mas também cria a necessidade de explicar essas opções ao cliente para ele ter a absoluta certeza do que está comprando”.
Outro fator a ser levado em consideração é a questão do preço, item que é muito levado em consideração pelo consumidor na hora da aquisição de um produto de seguro. Com a mudança, a Susep oferece a possibilidade de um seguro mais barato. “Quando eu vou contratar um seguro de automóvel, minhas opções são em relação a coberturas e ao serviço. Na cobertura de casco, por exemplo, eu posso contratar com 90% da tabela FIP, então vou ter um seguro mais barato. Com a possibilidade de flexibilidade das franquias, eu posso, desde contratar uma franquia normal, comum, até para incêndio e roubo, que antes não tinha. Então, eu vou ter seguros mais caros, ou mais baratos, a depender da escolha do cliente”.
Fonte: CQCS