No final de 2022, o Open Insurance entrará em vigor. Isso traz alguns desafios e oportunidades tanto para as seguradoras quanto para os novos entrantes do mercado. Os dados devem ser usados de maneira inteligente para oferecer novos produtos e serviços a consumidores de seguros, previdência complementar aberta e capitalização que permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes órgãos credenciados pela Susep. Com isso, será possível oferecer produtos e serviços inovadores que atendam às necessidades reais de seus clientes. Isso deve fazer com que a competição pela retenção de clientes se acirre.
As companhias precisam se adaptar a este novo momento, deixando de lado portfólios prontos, pois a tendência é que os consumidores só contratem um seguro que supra suas necessidades. O big data será de fundamental importância, pois os dados irão auxiliar no momento de oferecer o produto certo para cada cliente, além de viabilizar a personalização. Além disso, com dados disponíveis para outras seguradoras e a iminente possibilidade de perder o cliente para outra empresa, a agilidade e a assertividade devem dar a tônica deste novo momento.
Mas não será apenas o mercado de seguros que será impactado. O uso de tecnologias inteligentes pelas empresas deve se tornar cada vez mais significativo, já que isso garante mais agilidade aos processos. “A tecnologia é uma forte aliada das empresas nesse sentido, pois consegue, por meio de inteligência artificial e em tempo real, estudar o perfil dos consumidores e oferecer a eles produtos e serviços alinhados às necessidades atuais. Somente com tecnologia é possível oferecer o produto certo, na hora certa e pelo canal certo”, afirma o diretor de seguros e saúde da Pegasystems, Leandro Felix.
Apesar de parecer fácil, escolher a tecnologia certa também é um dos desafios dessa jornada, uma vez que investimentos mal feitos em TI podem resultar em expressivas perdas financeiras, como mostra a pesquisa da Pegasystems, feita com 750 líderes de TI de 10 países nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico. O estudo aponta que 58% dos entrevistados perderam entre US$ 1 milhão e US$ 10 milhões (USD) nos últimos 5 anos ao optarem por soluções de TI inadequadas. Apenas 12% relataram que todos os seus investimentos em TI foram recompensados nos últimos 5 anos.
Fonte: CQCS