Os corretores de seguros estão mais otimistas quanto ao desempenho do mercado nos próximos seis meses. Segundo pesquisa realizada pela Fenacor para apurar o índice de confiança do mercado, apenas 5% dos corretores entrevistados responderam que temem uma queda da arrecadação de prêmios e somente 10% projetaram queda da rentabilidade.Para uma parcela de 76% a receita permanecerá, no mínimo, no mesmo patamar enquanto 19% apostam no crescimento do faturamento do mercado. Quanto à rentabilidade, 61% apostam em um cenário estável e 29% acreditam na possibilidade de um avanço.
Entre os seguradores, também prevalece o otimismo. Há até um contingente de 4% dos entrevistados que aguardam um faturamento “muito melhor” no próximo semestre, enquanto 32% acreditam em um quadro “melhor” e 48% projetam uma estabilidade. Somente 16% dos seguradores ainda temem uma queda na arrecadação.Com relação à rentabilidade do setor, 24% dos seguradores apostam em um crescimento.
Outros 48% aguardam um cenário de estabilidade e 28% temem uma retração.Corretores estão mais otimistas que os seguradores quanto ao desempenho da economia, com 33% projetando crescimento nos próximos meses e 67% um quadro de estabilidade. Nenhum corretor teme uma retração econômica no próximo semestre.
Já entre os seguradores, embora 44% apostem em crescimento econômico, há 20% que acredita em em quadro “pior” e 36% responderam que não acreditam em uma mudança nos próximos meses.
Fonte: CQCS