A crise da COVID-19 tem provocado impactos significativos em todos os segmentos, inclusive no setor de corretoras de planos de saúde. Para enfrentar a nova realidade, é crucial combinar estratégias de vendas e presença online com um sistema de trabalho remoto.
Compartilhamos algumas estratégias para minimizar os impactos da crise nas corretoras. Assim como, uma oportunidade de crescimento que pode aumentar os resultados do setor.
Presença online é oportunidade para corretoras enfrentarem a crise
A pandemia do novo Coronavírus alcançou mais de 200 países e superou a marca de 1 milhão de casos confirmados no mundo. Além das graves consequências à saúde, o novo cenário tem repercutido na economia e provocado mudanças no comportamento do consumidor.
Devido às medidas de isolamento social, profissionais autônomos e empresas de vários setores estão vivenciando o desafio de adaptar os seus modelos de negócios para o sistema home office. E no setor de corretoras de planos de saúde, isso não poderia ser diferente.
Para enfrentar a crise e manter o faturamento, algumas corretoras adotaram o sistema de trabalho remoto. Nele, os vendedores estão trabalhando em casa e realizando vendas através da internet. Isso aumenta a presença online da empresa no mercado e pode gerar vendas.
Essa nova realidade pode proporcionar novas oportunidades para o setor. De acordo com uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence com 1.7 mil de brasileiros, 71% afirmaram que pretendem aumentar o volume de compras online e 24% declararam interesse em contratar um plano de saúde.
Entre os entrevistados da pela pesquisa, os que disseram não ter interesse em contratar um plano de saúde, estão pessoas que recebem até 1,5 salário mínimo. Esse é um dado importante, pois revela o potencial da demanda online por esse tipo de assistência médica.
Estratégias para enfrentar a crise da COVID-19
Para enfrentar os desafios da crise do coronavírus e aproveitar as oportunidades do mercado, as corretoras devem adaptar os seus negócios ao ambiente digital. Assim, confira algumas estratégias eficientes para aumentar a presença online da empresa.
Invista na venda online
As redes sociais são alternativas online e práticas para prospectar clientes e vender planos pela internet. Para tanto, é preciso investir na publicação de conteúdos diários e, se possível, em anúncios pagos para conseguir o maior número de clientes na web.
Outra estratégia indicada são as plataformas de geração de leads de planos de saúde. Nelas, é possível comprar leads de pessoas interessadas em contratar planos por preços acessíveis e distribuir os contatos entre a equipe de venda.
Em ambas, o corretor pode entrar em contato com os clientes pela internet e através de aplicativos como o WhatsApp, por exemplo, para realizar a venda.
Ative as redes sociais da corretora
As redes sociais são importantes canais de relacionamento com os clientes em tempos de crise da COVID-19. Isso acontece porque, redes como o Facebook, Instagram e Linkedin são de fácil acesso para que potenciais clientes entrem em contato.
As redes também são canais para divulgar novidades, ofertas e funcionamento da sua corretora. Para melhorar o posicionamento e tornar o atendimento da corretora mais eficiente na internet é importante investir em WhatsApp Marketing, Linkedin e marketing digital.
Adote o sistema de home office
Quem ainda não adotou o sistema de home office, deve fazer o quanto antes. Com ele, é possível garantir o bem-estar dos vendedores e manter as operações da corretora remotamente. Para tanto, é importante estabelecer metas e horários para cada colaborador.
Atualmente, existem ferramentas digitais como o Skype, Zoom e até vídeo chamadas que facilitam a realização de reuniões online com a equipe. O ideal é que os encontros virtuais sejam realizados diariamente, para acompanhar os resultados e discutir novas estratégias de vendas.
Renegocie despesas e contratos
Para manter as finanças do negócio em ordem, avalie a situação financeira da empresa. O recomendado é fazer um levantamento das despesas e criar um plano de pagamento para cada dívida. Essa informação servirá de base para futuras negociações com credores.
Além disso, reavalie a necessidade de manter alguns serviços contratados pela empresa. Nesse momento, também é válido estipular novas estratégias para aumentar as receitas da corretora durante esses meses.
Aposte em qualificação profissional
Mesmo em meio aos problemas, os corretores não devem diminuir a qualidade do atendimento, e sim mantê-la. Nesse sentido, vale a pena incentivar que a equipe realize cursos de vendas e de especialização no setor.
Também é uma oportunidade para os gestores investirem o tempo em cursos online de gestão, liderança e marketing. Dessa maneira, a corretora voltará com uma equipe qualificada e um novo modelo de negócios.
Fonte: Blog do Corretor